FANDOM

Go
Himtsu Sentai Goranger
Número de Episódios: 84
Primeiro Episódio: O sol vermelho! Os incríveis Goranger
Ultimo Episódio:
Exibição Original: 5 de abril de 1975 a

26 de março de 1977

Produtor: Toei
Ordem de Produção

anterior NA

próximo J.A.K.Q

Himitsu Sentai Gorenger (秘密戦隊ゴレンジャー, Himitsu Sentai Gorenjā?, traduzido como Esquadrão Secreto Goranger) foi a primeira série da franquia Super Sentai, produzida pela Toei Company no ano de 1975 e criada pelo lendário Shotaro Ishinomori, o mesmo criador da série Kamen Rider. Foi exibido de 5 de Abril de 1975 até 26 de Março de 1977. Ao todo tem 84 episódios, sendo a série mais longa da franquia Super Sentai.

História

O mundo está em um estado de caos e desespero após sucessivos ataques da organização terrorista conhecida como o Exército da Cruz Negra. A única esperança do planeta Terra é a força de paz internacional da EAGLE (EArth Guarding LEague), que possui tecnologia e recursos suficientes para se opor à Cruz Negra.

No entanto, um ataque surpresa da Cruz Negra destrói várias bases japonesas da EAGLE, matando centenas de soldados. Porém, das cinzas da destruição, se erguem cinco sobreviventes. Cinco jovens com forte senso de justiça e habilidades prodigiosas. Utilizando a mais avançada tecnologia disponível, a EAGLE os transforma no Esquadrão Secreto Goranger.

Assim se iniciam as aventuras da primeira equipe em uma grande linhagem de heróis coloridos que conquistaram gerações, Super Sentai!

Gorangers

Ator Personagem Denominação
Naoya Makoto Tsuyoshi Kaijou Aka Ranger
Hiroshi Miyauchi Akira Shinmei Ao Ranger
Baku Hatakeyama e Jirō Daruma Daita Ooiwa e Daigoro Kumano Ki Ranger
Yukio Itō Kenji Asuka Mido Ranger
Lisa Komaki Peggy Matsuyama Momo Ranger

Cada Go Ranger faz parte de uma divisão da grande Eagle, conheça a baixo cada um deles

  • Tsuyoshi Kaijou/Aka Ranger

Foi quem reuniu os quatro outros sobreviventes da divisões de Eagle, sendo ele o mais experiente, se tornou Aka Ranger (aka = vermelho), o líder do grupo. Procura reunir o máximo de informações para que possa invadir a base maligna. Sua sede de vingança se deve ao fato de que seu irmão mais velho foi morto no ataque dos monstros da Cruz Negra. Um dos seus passatempos prediletos é o futebol, sendo um ótimo jogador.

  • Akira Shinmei/Ao Ranger

Suas habilidades diversas fazem dele o segundo em comando após Aka Ranger. Dentre suas habilidades estão a facilidade de pilotar (ele é experiente nisso!),fazendo com que ele pilote a maioria dos veículos dos Go Rangers. Mas não para por aí, sua inteligência é muito elevada o que levou ele a salvar diversas vezes seus companheiros em combate, e além de tudo, possui uma grande experiência com arcos, sim, ele é um arqueiro profissional. Seu nome de ranger é Ao Ranger (ao = azul).

  • Daita Ooiwa/Ki Ranger

Tendo como defeito a gula, ele não perde tempo quando o assunto é comida, mas tem como qualidade a gordura. Sua gordura é fora do comum, tornando-o o mais forte do grupo. Sua função na Eagle era a engenharia, mostrando-se um experiente engenheiro. Seu nome de ranger é Ki Ranger (ki = amarelo), tendo que ser substituído quando foi nomeado comandante da reconstrução de Eagle, mas teve que voltar ao posto de Ranger quando seu substituto veio a falecer. Suas aparições foram do episódio 1 ao 54 e depois do 68 ao 84.

  • Daigorou Kumano/Segundo Ki Ranger

Quando Daita foi nomeado comandante da reconstrução de Eagle, teve que ser substituído. Então Daigorou foi o escolhido para ser o novo Ki Ranger. Apesar de sua força destruidora, ele não é tão "grande" quanto Daita. Seus dias como Ki Ranger, porém, terminaram quando em combate ele foi atingido no estomago por um golpe destruidor do inimigo, fazendo-o infelizmente falecer. Sendo assim, Daita reassumiu o posto de Ki Ranger. Daigorou teve sua aparição nos episódios 55 ao 67.

  • Peggy Matsuyama/Momo Ranger

A última sobrevivente da Eagle, ela era analista química mas suas especialidades eram em demolição. Ela exercia seu trabalho na base de Hokkaido da Eagle. Sempre meiga, ela foi escolhida para ser a Momo Ranger (momo = rosa).

  • Kenji Asuka/Mido Ranger

O mais novo membro da equipe, pertencente à divisão Kansai da Eagle. Durante a série, Kenji normalmente serve como alívio cômico quase sempre se metendo em confusões devido sua inexperiência. Seu nome de ranger é Mido Ranger (mido=verde).

Os Aliados

  • Comandante Edogawa Kempachi

O mentor dos Gorangers, ele não só comanda os mesmos como comanda toda a Eagle, assim como seus agentes secretos.

  • Agentes secretos da Eagle

A Eagle tem três agentes, são elas: Agente 007-Katoh Yohko, Agente 008-Hayashi Tomoko e Agente 009-Nakamura Haruko.

  • Katoh Taroh

O Irmão mais novo da Agente 007.

  • Snack Gon

Um pequeno restaurante que esconde uma entrada secreta para os Gorangers e dos agentes secretos, porém teve sua destruição no epísódio 44, sendo reconstruído alguns episódios depois como uma casa de frutas chamada Parlor Gon.

Armas e equipamentos

Além de seus uniformes, os Gorangers possuem golpes, armas e veículos para usar contra os inimigos, confira aqui cada um deles:

  • Variblune

Uma espécie de super-helicóptero, capaz de transportar coisas grandes. Seu formato lembra o de um gato, com várias hélices. Possui coloração vermelha e preta. Teve suas aparições dos episódios 1 ao 42.

  • Varidreen

Substituto de Variblune, este jato possui muito mais funções, tendo notavelmente mais utilidades que seu antecessor. Seu formato lembra uma águia, possuindo a coloração vermelha assim como seu antecessor. Infelizmente foi destruído quando estava na operação para destruir o castelo de Cruz Negra. Suas aparições foram do episódio 43 ao 84.

  • Varitank

Um tanque que faz parte do Varidreen, possui diversas armas além de braços com garras, utilizadas para remover monstros.

  • Varikikyum

Um gigantesco balão que foi usado diversas vezes pelos Gorangers. Movido a ar quente, ele possui braços onde de um lado parece uma pinça em forma da cabeça de um pássaro, e do outra que lembra uma garra. Suas aparições foram dos episódios 69 ao 84.

  • Red Machine, Blue Machine e Green Machine

São as motos dos Gorangers. São apenas três, porém a Blue Machine e Green Machine possuem compartimentos laterais para passageiros, onde no Blue Machine andam Ao Ranger e Ki Ranger, e no Green Machine, Mido Ranger e Momo Ranger. Foram usados durante os episódios 1 ao 54.

  • Red Star, Blue Star e Green Star

São as motos que substituíram as Machines. Elas foram de extrema importância para a destruição do castelo Cruz Negra.

Armas

  • Aka Ranger

Armas: Red Whip (レッドビュート, Reddo Byūto), New Red Whip (ニューレッドビュート, Nyū Reddo Byūto), Yari Whip (ヤリビュート, Yari Byūto), Drill Whip (ドリルビュート, Doriru Byūto), Red Hunter (レッドハンター, Reddo Hantā), Silver Shot (シルバーショット, Shirubā Shotto)

  • Ao Ranger

Armas: Blue Cherry (ブルーチェリー, Burū Cherī) (usados nos episódios 1-42), Ultra Blue Cherry (ウルトラブルーチェリー, Urutora Burū Cherī) (usados nos episódios 43-84)

  • Ki Ranger

Armas: YTC (Wai Tī Shī), Ki Sticker (キーステッカー, Kī Sutekkā) (com 3 modos: Pedra, Papel e Tesoura)

  • Mido Ranger

Armas: Midomerang (ミドメラン, Midomeran), New Midomerang (ニューミドメラン, Nyū Midomeran), Mido Puncher (ミドパンチャー, Mido Panchā)

  • Momo Ranger

Armas: Peace Bombs (ピアス爆弾, Piasu Bakudan), Momo Mirror (モモミラー, Momo Mirā), Momo Card (モモカード, Momo Kādo)

Inimigos

  • Cruz Negra

Cruz Negra é uma organização formada em sua maioria por exércitos de monstros, a finalidade dos mesmos é dizimar a raça humana. Além dos exércitos, a Cruz Negra teve quatro generais que lideravam os mesmos, tendo como base o Castelo Cruz Negra. Conheça agora todos os inimigos dos Go Rangers:

  • General Sunring Mask: Da África, o primeiro dos quatro generais comanda a Cruz Negra, que a comanda do episódio 15 ao 20.
  • General Iron Mask: Da Ásia, o segundo dos quatro generais comanda a Cruz Negra, que a comanda do episódio 21 ao 42.
  • General Firemountain Mask: Vindo de dentro de um vulcão localizado numa região gélida, é o terceiro dos quatro generais comanda a Cruz Negra, exercendo sua função de general dos episódios 42 ao 54.
  • General Golden Mask: O último dos quatro generais e também vindo da África, teve seu comando dos episódios 55 ao 84.
  • Mask Monsters: São monstros mascarados, enviados para destruir os Gorangers.
  • Zolders: Soldados de força mínima, de cor negra e armados com espadas. Não dão muito trabalho aos nossos heróis.
  • Fortaleza Móvel Navarone: Uma fortaleza que sempre surge no pico de uma montanha. Além de grande , tem a capacidade de voar. Suas aparições foram dos episódios 43 ao 54.
  • Castelo Cruz Negra: A grande base inimiga, assim como um quartel, que possui a forma de uma gigantesca nave de guerra, com uma grande torre ao seu centro. Foi destruído ao fim da série, no episódio 84.
  • Batlers: São naves de combate enviadas pelo Castelo Cruz Negra.

Fazendo parte da franquia Super Sentai

Antes de Ohranger listar Goranger e JAKQ como os dois primeiros Super Sentais, quem mantinha essa honra era Battle Fever J, que foi a série a qual oficializou o termo "Super Sentai". Deve se notar também que, no episódio 0 de Kousoku Sentai Turboranger, o qual homenageava todos as outras equipes de Super Sentai, BFJ é listada novamente como a primeira.

Um fato interessante é que, mesmo sem serem considerados parte de um Super Sentai pela Toei, Aka Ranger e Spade Ace foram mostrados na imagem oficial dos antigos guerreiros vermelhos em Sun Vulcan.

Mesmo com Choujuu Sentai Liveman sendo tratado como o décimo Super Sentai na época de seu lançamento, dois anos antes de seu lançamento, foi lançada uma fita VHS, na época de Flashman, mostrando todas as aberturas de Super Sentais anteriores, e dentre elas estavam as de Goranger e JAKQ. Também, em 1993, ano em que estava sendo exibido Gosei Sentai Dairanger, foi criado o termo "Cho Seiki Zen Sentai (todos os Sentais do super século, em tradução livre) como referência a ambos Super Sentai e os programas de Ishinomori. Com a exibição de Mirai Sentai Timeranger em 2000, Goranger e JAKQ foram oficializados como parte da franquia Super Sentai.

Elenco

Ver Tambem