FANDOM

US
Uchuu Keiji Shaider
Policial Espacial Shaider (br)
Número de Episódios: 49
Primeiro Episódio: O nascimento de Shaider
Ultimo Episódio: Crossover Os três detetives
espaciais Gavan,Sharivan e
Shaider: a reunião
Exibição Original: 2 de março de 1984 a

8 de março de 1985

Produtor: Toei
Ordem de Produção

anterior Uchuu Keiji Sharivan

próximo Kyojuu Tokusou Juspion

Uchu Keiji Shaider é a terceira série Metal Hero e a ultima série Uchuu Keiji.

Enredo

Na faculdade de arqueologia, Dai Sawamura decifrou os números sobre o plano Nazcano Peru. Impressionado com este feito, a Polícia da União Galactica o recrutou e treinou-o para ser o terceiro Uchuu Keiji da Terra, depois que lhe foi dado o nome 'Shaider' em memória de um antigo guerreiro que derrotou o vilão Imperador Kubilai e derrubou o Fuuma 12.000 anos atrás. Quando o Fuuma retorna, Dai é substitui Sharivan quando ele retorna à Terra para lutar contra o Fuuma.

Personagens

Valvios

Uchuu Keiji Shaider Dai SawamuraShu Karasuma
  • Annie

Patrulha Galactica

Terra

  • Kojiro Oyama
  • Yoko
  • Hiroyuki, Wataru, Shin, Rumi, Mio, e Kyoko
  • Guerreiro Shaider

Fuuma

  • Imperador Kubilai
  • Sacerdote Poe
  • Comandante Hessler
  • Himley
  • Soldados Miraclers
  • Feras Fushigi

Notas

  • No Japão,Shaider não obteve o mesmo sucesso de Gavan e Sharivan,sendo considerada a mais fraca da triologia,devido a formula das três serie já estar desgastada.
  • Gavan e Sharivan aparecem na série, só que em forma de flashback em uma cena de batalha contra Fuuma; e em quadros desenhados. A aparição deles lado a lado com Shaider só acontece mesmo no especial Uchuu Keiji Crossover.
  • Além dos 49 episódios, teve dois filmes (especiais para cinema).
  • Shaider não teve tanto sucesso e ficou pouco conhecido quando chegou no Brasil, devido a rápida passagem pelo programa matutino que o exibia na época (Xou da Xuxa), o que fez com que a serie passasse a ser exibida nas madrugadas.
  • Shaider teve o nome alterado quando foi exibido no Brasil para Sheider ( mas pronunciando Shaider) tanto na TV Gazeta quanto á Rede Globo e em VHS pela á Globo Video foi escrito deste jeito, trocando á letra "a" pela letra "e" dando um charme americano á serie japonesa.
  • O ator que interpretou Shaider (Hiroshi Tsuburaya) faleceu em 24 de julho de 2001, de câncer no fígado causado pelo alcoolismo.
  • O ator Hiroshi Watari,que no ano anterior deu vida ao personagem Den Iga/Sharivan, era um grande amigo de Hiroshi Tsuburaya. Inclusive esteve próximo a ele em seu leito de morte e acompanhou todo o funeral.
  • Hiroshi Tsuburaya também era neto do criador de Ultraman, Eiji Tsuburaya.
  • A atriz que interpreta Annie (Naomi Morinaga) volta a cena no seriado Spielvan dois anos depois fazendo o papel de Lady Helen/Herbaira.
  • Os acontecimentos do episódio 5 de Gavan são brevemente citados no episódio 28, na qual serviu de base.
  • O episódio 40 é baseado no episódio 21 de Sharivan.
  • A atriz Kiyomi Tsukada, que participou do episódio 41 como a repórter espacial Vivian. Ela estava protagonizando a série Machineman como a reporter Gunko (Maki no original) no mesmo ano, e no ano seguinte interpretaria a androide Anri em Jaspion.
  • Os episódio 34 "O Segredo" é o único em que Shaider destrói um animal mágico sem a utilização de sua espada Multi-Laser ("Utiliza sua Pistola de Raio e Vídeo")
  • O episódio 25 "A Rainha Esper", Akani que é o nome da atriz nesse episódio e que interpreta a tal rainha, é a mesma que participa do seriado Bicrossers como sendo a Silvia do Grupo de Dester.
  • Com o enorme sucesso de Shaider nas Filipinas, foi criada pela GMA Netword uma série chamada Zaido, considerada pelos filipinos como uma continuação não oficial de Shaider.
  • Toru Yoshida que tinha atuado como a Sacerdotisa Paú na série, voltaria a atuar uma outra série de Tokusatsu Kamen Rider Black como Taurus (Birugenia).
  • Foi lançado em VHS pela extinta Globo Vídeo contendo os primeiros 3 episódios.
  • A dupla que tinha dublado Shaider e Annie, Eduardo Borgueth e Marisa Leal, posteriormente voltaria a dublar outro casal romântico na série Ultraman, o Ultraman Tiga. São Daigo e Rena.
  • O Shaian de Shaider na série ganha duas divisões, ao invés de três em Sharivan e Gavan, Nave Shaian e Shaian, que assume a forma de perfuradeira.
  • No filme Uchuu Keiji Gavan - The Movie, Yuma Ishigaki interpreta o novo Gavan, Geki Juumonji, o Gavan Tipe-G, devido sua idade avançada, Kenji Ohba ainda atua como o antigo Detetive Espacial e auxiliará seu novo pupilo,Riki Miura interpreta Kai Hyuga, o novo Sharivan e Hiroaki Iwanaga é Shu Karasuma, o novo Shaider.
  • No filme Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, os Detetives Espaciais atuam com Gokaiger, Go-Busters, Kyouryuger, Kamen Riders OOO, Fourze, Decade e Wizard e outros Riders Showa e Heisei e outros Super Sentai na batalha contra a organização Mad.
  • Naomi Morinaga voltou a interpretar Annie no filme Uchuu Keiji Shaider NEXT GENERATION, lançado em home video em 7 de novembro de 2014 no Japão. Não foi possível a participação de Hiroshi Tsuburaya novamente como Dai Sawamura, devido ao seu falecimento. Neste filme será mostrado como Shu Karasuma (Hiroaki Iwanaga) se tornou Shaider.
Essa página conteudo traduzido da Metal_Heros_Wiki. O artigo original está em Shaider. A lista de autores pode ser vista no Histórico_da_Página. E assim como Wikia Tokusatsu, o texto da Metal Heros Wiki está sobre: Creative Commons Attribution-Share Alike License.

Ver Tambem